Cerveja natalina


Hoje é o J-dag, um dia todo especial para os dinamarqueses porque é o lançamento da juleøl – a cerveja de Natal da Tuborg. Fabricada há 27 anos, ela também é chamada de snestorm (tempestade de neve) ou snefald (queda da neve). Eu adoro esta cerveja! Ela é ligeiramente adocicada, mais maltada que as tradicionais e tem um percentual alcoólico de 6%. Existem outras, produzidas por diferentes marcas, que apresentam um percentual alcoólico que vai até 8.5%.

Inicialmente o J-dag era na 2ª quarta de novembro às 23:59, mas, como as salas de aula ficavam literalmente vazias no dia seguinte, a data foi mudada para a 2ª sexta de novembro às 20:59 e este ano passou a ser na última sexta de outubro. Vejam que a data e hora de lançamento vêm diminuindo a cada ano. É preciso dizer o motivo? As ruas e a tv se enchem de comerciais com a contagem regressiva do evento. A bebedeira é tão grande que os trens de Copenhage funcionam de graça na noite de hoje.

Existe também o P-dag, dia em que é lançada a påskeøl – a cerveja de páscoa. Já deu pra perceber que por aqui desculpas para beber é o que não falta e que definitivamente cervejas são uma paixão nacional. O povo inventa até musiquinhas que fazem alusão à bebida em si ou a sua prática.

Este é comercial tradicional apresentado ao longo dos anos:

Tradução: Feliz Natal e bom Tub’ano.

FONTE: Wikipedia.dk

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sobre a Dinamarca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s