Comidas típicas da Dinamarca

O feijão-com-arroz dos dinamarqueses é o smørrebrød – um prato frio que consiste basicamente em sanduíches abertos cobertos com peixe, carnes frias, queijos, ovos, salmão defumado, camarão, peixe, hortaliças, ovos, patês (especialmente de fígado) ou diversos tipos de saladas sobre um pão escuro denominado rugbrød. Acompanhados de cerveja eles estão no menu de almoço da maioria dos dinamarqueses.

smorrebrod1

Sua origem vem da classe trabalhadora que costumava levar o rugbrød com queijo ou salsicha para o trabalho. A popularização se deu por volta do século XIX, quando começaram a surgir restaurantes especializados. Quando visitei a casa dos meus sogros pela primeira vez e me deparei com esse tipo de comida achei que era um café da manhã servido às 11. Felizmente não comentei nada, já pensaram que mico seria falar que o café da manhã estava uma delícia :-)!

Um dos peixes mais apreciados por aqui, especialmente sobre o smørrebrød, é o arenque (sild), encontrado na variante defumada ou temperada. Gosto muito da versão ao molho curry, é o que como quando estou sozinha em casa e indisposta para cozinhar. Além de muito gostoso, ele é fonte de vitamina D e combinado o rugbrød dá uma sensação de saciedade que se prolonga pela tarde toda.

Outro prato típico é o frikadeller, que nada mais é do que bolinhas feitas de carne ou de peixe temperados com ervas. Elas são servidas no jantar com batatas, salada, molho, pão e vinho para acompanhar.

Para um lanche rápido vai en pølse (uma salsicha), o cachorro quente à la dinamarquesa. Pode ser servido em dois tipos de pão e uma salsicha enorme, com ou sem bacon ao seu redor. A cobertura pode ser de maionese, catchup, molho de alho ou picante. Eles são vendidos em trailers chamados de pølsevogn (vagão da salsicha). Existem inúmeros deles espalhados por aqui.

Uma outra coisa que é bem apreciada pelos nativos é um tipo de balinha chamada lakrids (alcaçuz), feito com a raiz da planta de mesmo nome. Dei uma pesquisa e vi que ela é comercializada no Brasil como Liquorice, denominação em inglês, pela marca suíça Halter. Eu detesto essa bala, a mais tradicional é de um amargo meio adocicado de gosto estranho, difícil de classificar.

No mais, os dinamarqueses também costumam comer muito salmão, carnes (especialmente de porco), usam pouco sal e açúcar em tudo e são abertos para pratos da gastronomia italiana, mexicana, tailandesa, chinesa, indiana, francesa, turca… sendo muito fácil encontrar uma diversidade de frutas e ingredientes característicos de diferentes culturas.

Para ler sobre as comidas típicas natalinas aqui.

44 Comentários

Arquivado em Sobre a Dinamarca

44 Respostas para “Comidas típicas da Dinamarca

  1. Hummm, que delícia esses sanduichinhos… Olha, acho que me daria melhor com essa comida do que com a portuguesa, que também não dispensa a carne de porco que eu detesto. Adoro esses molhos e esses peixinhos. Gosto da comida servida na loja IKEA, que é sueca, mas parece muito com a norueguesa. O arenque é uma delícia mesmo. Comi em uma festa no Rio de Janeiro, com um molho feito de mostarda. Sabia que aquela marca Hering, cujo símbolo são dois peixinhos, são arenques? Aliás Hering significa Arenque. Fiquei passada com essa descoberta, eheheheheh.

    • A carne de porco parece ser a mais consumida na maior parte da Europa, a produção é mais fácil e isso pesa bastante no preço. Aqui na Dinamarca a quantidade de porcos chega a ser o dobro da população rsrsrs. Humm ja que você gostou do arenque tem que prova-lo ao molho curry, é uma deliciaaa! Menina escutei muitas vezes o nome do arenque em inglês, mas nunca o relacionei a marca de roupas. Fiquei boba com a descoberta hehe! Dei uma olhada na Wikipédia e descobri que Henring é o sobrenome dos fundadores da marca – dois irmãos alemães, por isso que têm dois peixinhos no logo.

      Bjs

      • inara

        ai q bom q eu achei isto por eu estou fasendo uma grande pesquisa sobre a comidas tipicas da dinamarca essse cachorro quente como eles falando

      • Marcia

        Olá
        Venho por meio desta, perguntar como posso localizar Flávio Antonio Moraes de Almeida, nascido dia 10/03/1970 casado com Gitte Moraes de Almeida, ela é da Dinamarca, eles tem duas filhas Géssica e Freya. A mãe dele não tem noticias a 4 anos.

        Se poderes me disser algum site, ou endereço, ficarida muito feliz, pois a mães dele está muito preocupada
        meu msn é marcynhadias@ibest.com
        meu e-mail marcynhadias@ibest.com.br
        Favor me responder por e-mail, te agradeço muito

        Qualquer informação, ficaria grata

      • Bom dia, Verônica,
        Gostaria de favor: vou para a Dinamarca no dia 11 de maio e preciso saber o preço da comida comum aí. Sei que há muitos peixes – adoro peixes -, mas preciso saber dos preços, para levar dinheiro meio certo.
        Obrigado.
        Abraço..
        João Batista – Bauru – SP

    • otaviosarado

      delicia é voce na minha cama safada

  2. ana paula

    Ola Veronica! Sou meio novata nesse lance de blog… estava procurando infos sobre a Dinamarca e me deparei com seu blog com infos muito, muito interessantes, parabens!
    Eu estou encantada com a Dinamarca e louca pra conhecer, sou de Salvador, Bahia mas morei a vida toda em SP, atualmente estou em Belem do Para – meu marido eh daqui. Sera q poderiamos cnversar por e-mail?
    Como vc foi parar aí? Gosta de viver ai?Nossa, tenho tantas perguntas pra te fazer…. se vc puder e quiser uma nova amiga…
    um grande abraço Ana Paula

  3. E sobre o lakrids… na Holanda tem algo tão ruim quanto…só que com outro nome que eu nem faço questão de lembrar!! :)

  4. graciete

    ola … eu e ke n keria comer essas porkarias …. olhem ke eu ja tenho idade … e ja comi muitas coisas , mas isso n é comida ke se apresente…..

  5. juliana

    Ola Veronica! Sou meio novata nesse lance de blog… estava procurando infos sobre a Dinamarca e me deparei com seu blog com infos muito, muito interessantes, parabens!
    Sera q poderiamos cnversar por e-mail?
    estou indo morar ai tbem esse ano,e queria tirar algumas duvidas com vc,vou mim casar com um dinamarques e gostaria que vc mim ajudasse esclarecer algumas duvidas.
    bjs e bom fim de semana

  6. Eu cá gosto mais de comer pito!!!!!!!
    Com um pãozinho torradinho com coberturas de presunto de rodizio cromeleque,bonifácio antunes,primo do rabeta e irmão do sem chouriço que também era homossexual não assumido.

  7. Ai mesmo Bons esses pratinhos!!! Até parece caga de passaro!!!!

  8. cara, adorei, eu estou fazendo um trabalho do meu curso de inglês, e vou ter que levar algum prato típico, acho que vou levar o primeiro, o smørrebrød, mas não sei como vou conseguir fazer igual…olha que coincidencia Ana Paula, também moro em Belém, mas sou daqui mesmo..=)
    Adorei esse post Veronica, parabéns.

  9. rsrs huum muito gostoso de uma agua na boca

  10. veronica barros

    pasu nus*u cusu

  11. isso foi otimo pra minha pesquisa !”

  12. Vitoria Leite

    Este site tem que ser publicado para o mundo pois meu trabalho eu tirei 10!!!!!!

  13. mirella

    que deliciaaaaaaaaa!!!!!!!!

  14. eu vo me ferra no meu trabalho nao tem o que eu quero

  15. brunna das flores

    este e-mail e muito legal eu tirei nove virgula nove.

  16. micaela

    meu nome é micaela eu não sei como agradecer para a pessoa que fez este site se não fosse essa pessoa eu não ia conseguir fazer o meu trabalho

  17. Eu quero os costumes q o pais tem vcs podem me passar fazendo favor
    OBRIGADA

  18. quantos veses a França foi canpenha na copa mundial ?

  19. Jhully

    hum….eu queria alguma receita boa e fácil para um trabalho d escola + ñ consegui quase nd ;~

  20. luana soares

    legall gosteii mi ajudou no trabalhoo

  21. Diane Lourdes

    Quero agradecer por ter feito esta página.
    É porque vou fazer uma prova sobre a Dinamarca, aí estou estou estudando:comida,dança,culturas típicas; Dados principais,como:area,população,etc…
    Obrigadérrima!!!!!

  22. vinicius

    oi tudo bem moro em londres estou procurando contato na dinamarca para um trabalho trabalho em uma empresa em londre s estamos com uma filial na dinamarca gostaria de entra em contato com brasileiro meu contato twocu843@hotmail.it

  23. Pingback: Os números de 2010 |

  24. amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. muurieli

    Nossa que legal , na minha casa veio uma dinamarquesa fazer intercambio aqui na minha cidade , todo mundo odiava lakrids , eu gostei até pedi para ela me manda mais , kkk e agora sei que vendem aqui no Brasil , muito legal tbm e aquele burger svine-og oksekød ela fez para nós aqui , 1 beeijo

  26. Mariana

    Oi Verônica…
    Muito bacana seu blog, tenho acompanhado os artigos.
    Eu namoro um dinamarquês e em breve me mudarei para lá. Tenho uma bebê de 8 meses e gostaria de saber se vc tem msn pra gente se falar melhor, assim posso ficar por dentro de algumas regras ( que não são poucas,rs) bem como dos costumes e da cultura dinamarquesa. Um grande abraço!

  27. vinicius fonseca

    so tem delicia de besteira de comida kkkkkk , eu estou pretendendo ir morar em algum país nordico. Pq sinceridade acho que la é meu lugar, eu nasci no país errado. alguma coisa na minha alma, na minha mente, me fala isso.

  28. Geovana Trein

    Nossa tudo de bom esses pratos são maravilhosos parabéns pelo ótimo trablaho de vcs!!

  29. alice da silva

    eu gostei de i laaaa na dinamarca so pa la comer essa gostzura

Deixe uma resposta

