Sankt Hans

Hoje é a noite de Sankt Hans, o São João da Dinamarca. Essa data é comemorada por aqui desde priscas eras, tendo origem nas crendices pagãs.

Antigamente o dia 23 de junho, por ser o mais longo do ano, era considerado o melhor dia para a colheita de ervas medicinais. Acreditava-se que tanto espíritos bons quanto bruxas sobrevoavam os campos nessa noite. Por isso, fogueiras eram acendidas e cantos eram entoados com o intento de afastá-las.

Há rumores de que padres e missionários aproveitaram-se da popularidade da festa para propagar o cristianismo, relacionando-a ao dia do nascimento de São João Batista. A partir daí essa data passou a ser uma comemoração religiosa, chamada de Sankthansaften – a noite de São João. Um pouco mais adiante, muitas mulheres acusadas de bruxaria perderam suas vidas queimadas na fogueira junina.

Hoje em dia uma grande fogueira é disposta em cada bairro de Copenhague. No topo dela sempre há uma bruxinha, retomando as superstição dos primórdios dessa festa. Em alguns locais há musica ao vivo, em outros só “ao morto” mesmo. Os parques ficam lotados. Todos levam bebidas, churrasqueira, comida, crianças, cachorros… sem nenhum constrangimento. Aliás, por aqui, levar comida e bebida para áreas públicas é uma regra categórica.

O 23 de junho também é o dia oficial do início do verão. Eu nunca imaginei que o calor tivesse o poder de ressuscitar as pessoas. Em relação ao sol, comparo a atitude dos dinamarqueses com a dos girassóis. Também pudera, já que os dias quentes são relíquias neste reino bem mais acima da linha do Equador. Bem-aventurado seja o Verão!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sobre a Dinamarca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s