Perigo à vista

Hoje fui alertada pelo avast sobre um possível ataque programado do worm (ou verme) Conficker (Downadup) para o dia 1º de abril. Especialistas em segurança informática não sabem especificar qual será a ação desse ataque, mas cogitam que ela possa ser direcionada aos mais de 10 milhões de computadores já infetados pela praga, gerando cerca de 50 mil URLs malígnas por dia. Esse verme pode danificar todo o software, causar problemas no hardware, assumir o controle de senhas bancárias, cartões de crédito, e-mails e outras informações sigilosas que possam estar no computador.

Embora o Conficker não seja nenhuma novidade e se manifeste sob várias tipos, apenas o mais ativo tem sido monitorado. O contágio ocorre via compartilhamento de arquivos, pen drives e Intranets. Espalhado por todo o mundo, esse verme encontra-se mais ativo na China, seu país de origem, e na América do Sul. Há rumores de que a Microsoft anda tão preocupada com ele que ofereceu a soma de 250 mil dólares para quem der informações sobre o seu criador.

Mapa de alastramento do Conficker

Mapa de alastramento do Conficker

Para prevenir-se deste mal instale a correção MS08-067 do Windows, desative o Autorun, mantenham seus softwares antivírus atualizados e bem configurados, não abra e-mails desconhecidos (principalmente anexos) e procure acessar apenas sites confiáveis.

Se tiver alguma dúvida em relação à saúde do seu PC faça uma varredura on-line e, caso o verme seja detectado, siga os passos de recuperação propostos pela Microsoft. 

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Gadgets & Security

2 Respostas para “Perigo à vista

  1. Obrigado por linkar o Saiba Tudo. Divulgação é sempre bem-vinda.

    Abraços.

  2. A partir daqui, já fiz uma varredura no meu comp. Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s