Sache que je /Jean-Jacques Goldman/

Jean-Jacques Goldman é um grande cantor e compositor do universo musical francófono. Muitos cantores consagrados, a exemplo de Céline Dion, interpretam suas canções.

A música abaixo é uma das minhas favoritas. Ela questiona o peso semântico e a banalização da expressão “eu te amo”, usada como verbalização do amor Eros e/ou psiquê.  Segundo declarado em entrevista, para Goldman essa frase traz uma conotação de tempo, porque ao proferi-la estamos implicitamente afirmando “eu te amarei pra sempre”, já que o amor não é algo transitório. Mas como afirmar isso sem saber se o que sentimos será eterno? Concordo com ele quando fala que essa oração nem sempre é usada na afirmativa. Afinal quem nunca ficou desapontado, nem que fosse de leve, em fazer tal declaração e receber silêncio em troca?

SACHE QUE JE

Jean-Jacques Goldman

Il y a des ombres dans ” je t’aime ”
Pas que de l’amour, pas que ça
Des traces de temps qui traînent
Y’a du contrat dans ces mots là
Tu dis l’amour a son langage
Et moi les mots ne servent à rien
S’il te faut des phrases en otage
Comme un sceau sur un parchemin
Alors sache que je
Sache le
Sache que je
Il y a mourir dans ” je t’aime ”
Il y a je ne vois plus que toi
Mourir au monde, à ses poèmes
Ne plus lire que ses rimes à soi
Un malhonnête stratagème
Ces trois mots là n’affirment pas
Il y a une question dans ” je t’aime ”
Qui demande ” et m’aimes-tu, toi ? ”
Alors sache que je
Sache le
Sache que je

SAIBA QUE EU

Há sombras no “eu te amo”

Não apenas amor, não apenas isso

Vestígios de tempo que se arrasta

Há um contrato nessas palavras

Você expressa o amor na sua linguagem

E pra mim as palavras não servem para nada

Se for preciso usar frases-reféns

Como um selo sobre um pergaminho

Então saiba que eu

Saiba…

Saiba que eu

Há morrer no “eu te amo”

Há eu  enxergo apenas você

Morrer para o mundo, para seus poemas

Apenas ler essas rimas para si

Um desonesto estratagema

Essas três palavras não afirmam

Há uma questão no “eu te amo”

Que pergunta “e você, me ama?”

Então saiba que

Saiba …

Saiba que eu

ESCUTE A MÚSICA AQUI

Deixe um comentário

Arquivado em MusiPoema

Deixe um comentário

