Natal dinamarquês

Já faz um tempo que criei este blog, mas me sinto um tanto enferrujada pra escrever. A última vez que sentei pra rabiscar algo  que não fosse e-mail ou scrap de orkut foi no começo de 2007 quando terminei minha graduação em francês.  Então fui adiando a idéia até que hoje criei coragem e vim aqui dividir algo com vocês.  Desculpas a parte, vamos ao que interessa! Neste post quero falar um pouco sobre as tradições natalinas na Dinamarca.

Aqui a alusão ao natal já começa em novembro com o lançamento da juleøl. Em dinamarquês jul significa Natal e øl é cerveja. Ela é fabricada há 27 anos e tem de várias marcas, sendo Tuborg e Carlsberg as mais tradicionais. Como o próprio nome já sugere, só é vendida no período natalino. O dia de seu lançamento é chamado J-dag, ou seja, dia da juleøl. É uma data tão importante que virou até verbete de dicionário e é aguardada ansiosamente pelos dinamarqueses, porque aqui na terra dos vikings cerveja é uma paixão nacional.

No dia 1° de dezembro começa o Julekalender, ou calendário de Natal. Geralmente destinado às crianças, é um presente que deve ser “aberto” diariamente até a manhã do dia 24. Ele pode ser desde episódios de programas natalinos, chocolates, uma caixa com vários presentinhos… Tem também a kalenderlys, uma vela marcada com essas mesmas datas, que deve ser acesa todos os dias.  

Só no dia 23 a árvore é montada, ou melhor, eles compram um pinheiro de verdade, colocam-no no meio da sala e todos da família devem decorá-lo. A maioria dos enfeites é do mesmo estilo dos que a gente usa no Brasil com exceção do pisca-pisca, no lugar dele são colocadas velas naturais. À noite é servido o risengrød, que é uma espécie de arroz de leite com cobertura de açúcar, canela e manteiga .

Na tarde do dia 24 muitas pessoas vão à Igreja, cena rara de se ver por aqui. A ceia é servida cedo, entre às 18 e 19 h. Os pratos principais são pato e ganso, acompanhados com molhos diversos, batatinha caramelada/cozida e beterraba. A sobremesa é o ris a’lamande, que também é uma espécie de arroz de leite acrescido de amêndoas picadas e cobertura de calda de cereja. Ao prepará-lo,  uma das amêndoas é colocada por  inteiro e aquele que a encontrar ganha um presente. Depois de tanto comer, chega a hora de acender as velas da árvore e dançar ao redor dela cantando músicas de Natal – a quantidade de pessoas presentes é igual à quantidade de músicas cantadas. Seguido da dança vem a abertura dos presentes, que tem todo um ritual e dura algumas horas. Essa é a parte mais esperada da noite, não apenas pelas crianças. Afinal quem não gosta de receber presente?

Existem outros detalhes, como fazer determinados tipos de biscoitos; comprar uma planta, a julestjerne (estrela de natal), que tem folhas verdes e vermelhas, entre outros.

Gostei muito do Natal por aqui e de todas as tradições que o cercam, mas senti muita falta da minha família e também dos pratos brasileiros durante a ceia! Tirando isso não tenho do que reclamar, Papai Noel foi muito generoso comigo em 2008. Espero que todos tenham tido um GOD JUL! 

*Vídeo de Natal da minha família

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Sobre a Dinamarca

4 Respostas para “Natal dinamarquês

  1. Whygna

    Oi!!! Véve…
    Q bacana… obrigada por compartilhar conosco esse momento tão lindo… e o conhecimento da cultura de outro lugar.
    Saudades de vc doidinha!!!
    Bjokas de montão…

  2. Liane

    Oi Verônica!
    Adorei olhar seu blog, quer dizer isso foi uma aula.
    Eu não sabia que vc tinha o dom das palavras, és além de uma possoa maravilhosa, inteligente, linda…uma escritora de primeira linha.
    Parabéns…que vocês sejam cada vez mais felizes, Deus te abençoe.
    Muito…muito lindo seu blog!
    Bjus

  3. Valéria

    Querida amiga,

    Adoro ler sobre a cultura de outros países, seu blog é sensacional… de certa forma, uma maneira de ficar um pouco próxima a você.
    Saudades……..

  4. alcemir

    amiga que descrição babdo me senti visitando a Dinnamrk ! muito legal xodades roxas d’ocê!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s