Qual é o seu sobrenome?

Os sobrenomes sempre exerceram certo fascínio sobre mim. Eles abrem uma porta para conhecermos nossos antepassados longínquos, os primórdios de nossa linhagem e, consequentemente, nossa própria história. Depois que me mudei pra Dinamarca e comecei a ter contato com pessoas de cultura e países duplamente distantes do nosso, meu interesse por esse assunto só aumentou. Através dos relatos de meus colegas de classe e de pesquisas aqui na *net, descobri algumas coisas interessantes, cujo resultado vocês podem conferir a seguir.

NO BRASIL muitos dos sobrenomes são herança de nossos colonizadores portugueses. Em Portugal era costumeiro que o local ou região de nascimento (Braga, Lisboa, Guimarães), o tipo de propriedade rural ou plantação (Oliveira, Pereira), os apelidos (Louro, Severo) e a semelhança física ou temperamento (Aranha, Carneiro, Lobo) fossem usados como sobrenomes. Outros surgiram de um processo de derivação, como em Álvares (o filho de Álvaro) e Rodrigues (o filho de Rodrigo).

Sobrenomes de origem religiosa como dos Anjos, Batista e de Jesus, foram dados a alguns escravos quando de seu batismo.

O popular Silva não é de origem brasileira. Pesquisas comprovam a sua existência na Espanha desde o período da dominação romana. Já os nomes de plantas e animais, hipoteticamente adotados pelos cristão-novos no período da Inquisição, foram encontrados em famílias hebraicas desde o século XII.

Muitos estrangeiros acham engraçado o fato de nossos nomes serem, segundo eles, grandes demais. Em muitos países as pessoas só têm um nome próprio seguido de um sobrenome, geralmente o do pai.

NA NORUEGA, DINAMARCA E SUÉCIA muitos dos sobrenomes terminam em “sen” (Nielsen, Rasmussen, Petersen). Isso acontece porque antigamente as pessoas simples não podiam usar nome de família, apenas patronímicos, ou seja, sobrenomes originários do nome do pai. As terminações -sen e -datter vem de -søn (filho) e -datter (filha) respectivamente. Então se um homem chamado Jens tivesse um filho, seu sobrenome seria Jenssen, se fosse uma filha seria Jensdatter. No final do século XIX, com a introdução de novas leis, muitas pessoas passaram a usar seu patronímico como nome de família.

NA ISLÂNDIA até hoje o sistema patronímico prevalece. Eu tive uma colega de classe cujo sobrenome é Juliusdottir, isto é, filha (dottir) de Julius.  No caso de mães solteiras ou por questões estéticas pode ser usado o matronímico.

NA CHINA, JAPÃO E CORÉIA, o sobrenome é escrito antes do nome e tem origem em elementos da natureza, de nomes de cores, da profissão dos ancestrais ou do local onde estes moravam. O interessante é que uma grande parcela dos orientais que se mudam para o ocidente acabam adotando nomes pertencentes ao país em que se encontram. O motivo é simples, a fonética de suas línguas, com exceção do japonês, é baseada no sistema de tons, então qualquer diferença na pronúncia muda completamente o sentido das palavras.

NA ÍNDIA os sobrenomes vêm de origens diversas. Podem ser de acordo com a casta – que remonta o primeiro ancestral identificável de cada linhagem, com a religião e a região onde moram. Algumas comunidades não usam nome de família, então para se diferenciarem uns dos outros eles adotam nomes de deuses ou o nome do avô ou da avó como sobrenome, dependendo do sexo da criança.

Lá existem também sobrenomes ingleses e portugueses, por causa da ação colonizadora da Inglaterra e, de forma mais discreta, de Portugal. Não é à toa que a atriz principal do filme Slumdog Millionaire chama-se Freida Pinto.

Para alguns indianos o nome que recebem ao nascerem é diferente do oficial. Muitos usam ora o sobrenome do pai, ora o sobrenome adotado pela casta. Nesse país até a escolha do primeiro nome se dá sob diferentes critérios. Inúmeros pais preferem nomear os filhos de acordo com horóscopo da hora e data de nascimento. Uma amiga minha deu à luz no dia 28 de fevereiro e só botou um nome na filhinha dois meses depois. Primeiro, porque a irmã do marido – oficialmente encarregada de escolher o nome – estava viajando e, finalmente, porque segundo a astrologia, o nome deveria começar com “Tch” e ter um bom significado.

Humm… ainda tenho tanta coisa pra contar, mas este post já está muito extenso. Particularidades sobre outras nacionalidades ficarão para outra oportunidade!

*Algumas informações foram encontradas na Wikipédia.

Se você sabe o(s) significado(s) de algum sobrenome, sinta-se a vontade para escrever sobre ele nos comentários.

About these ads

72 Comentários

Arquivado em DispērsuS

72 Respostas para “Qual é o seu sobrenome?

  1. Já ouvi falar de algumas dessas coisas. Aqui em Portugal, há uma região chamada Alentejo, onde facilmente se encontra um sobrenome do tipo: Cabecinha, Tomate, Cebola, Salsinha, Cabaço… é muito engraçado. No Reino Unido, é muito comum os ‘Mac’, como o do Paul (Beatles), que significa também ‘filho de’. Tenho Oliveira no mome e sempre ouvi dizer que era um nome de judeu (na Paraíba havia uma tal Branca Dias, que era judia e… levou essas coisas para lá – sempre ouvi dizer isso. Meu pai tinha desses conhecimentos que nem sei onde foi buscar, ehheheh). Vi a questão das terminações ‘-es’ dos nomes portugueses (Marques, Fernandes, por exemplo, serem ‘filhos de’) em uma gramática do português antigo e achei interessantíssimo. Isso é mesmo empolgante de saber, né? Olha, a ver pelos nomes dos jogadores de futebol brasileiros que têm por aqui, quem não conhece o Brasil, pode dizer que a terminação ‘-son’, também significa alguma coisa, porque o que tem de Anderson, Edson, Liedson e outros -sons… não é brincadeira…

    • Nossa esses sobrenomes do Alentejo são ilarios! Em relação ao sobrenome Oliveira, eu também acreditava que tinha origem no período da Inquisição, em que os judeus convertidos tinham que mudar de nome e recebiam sobrenomes relacionados a plantas. Mas pequisas mais acuradas desmentem essa explicação.

      Kkkkkkkkk realmente existem muitos nomes próprios no Brasil com terminados em “son”. Em relação a esses patronimicos veja a lista que eu encontrei na Wikipédia:

      Alemanha: -sen; -son; -sohn. Ex.: Janssen
      Armênia: -ian. Ex.: Minassian
      Bulgária: -ov (masc.); -ova (fem.). Ex.: Stoyanov(a).
      Escócia: Mc-; Mac-. Ex.: McNamara.
      Espanha: -ez. Exs.: Fernández, Méndez.
      Finlândia: -nen. Exs.: Virtanen, Salonen
      França: -t. Ex.: Martinet.
      Geórgia: -dze; -shvili. Ex.: Makharadze
      Grécia: -poulos. Exs.: Tatopoulos, Papadopoulos.
      Hungria: -yi. Ex.: Simonyi.
      Inglaterra: -son. Exs: Johnson, Williamson.
      Irlanda: Mc-; Mac-; O’-Exs.: McNaughton, O’Neil.
      Itália: -i. Exs.: Leonardi, Lorenzi.
      Normandia: Fitz-. Ex.: Fitzgerald
      País Basco: -ena. Exs.: Hernandorena, Michelena
      País de Gales: Ap-, Up-. Exs.: Apjohn, Upjohn
      Países Baixos: -ssen. Ex.: Janssen.
      Países Catalães: -is; -es. Ex.: Vives.
      Polônia: -wicz; -ski. Ex.: Marcinkiewicz, Kowalski.
      Romênia: -escu. Exs.: Filipescu, Popescu.
      Rússia: -ov, -ev (masc.); -ova, -ovna (fem.); -vitch. Exs.: Ivanov(a), Petrovich.
      Sérvia: -ić. Exemplos: Petrović; Petković.

      • quero ve ela sorir quero vela chora quero ver o seu corpo dança sem para

      • Gabriela

        Eu queria saber qual é a origem do meu sobrenome Almeida Barbosa,e o sobrenome da minha mae Nunes e dos meus bisavos paternos Carlinbanchi(eu acho que é italiano),meu tio pesquisou com os parentes e concluiu que sao italianos,mas ele disse que Carlin e Banchi sao alemaes,queria saber sobre todos esses sobrenomes que eu citei.
        Obrigada.

  2. Érica

    Gente, to loca com isso!
    Sempre tive vontade de fazer minha árvore ginecológica!!! ( brincadeirinha) Mas agora falando sério, sempre tive curiosidade em relação a meus antepassados…meu sobrenome é FernandeS – mas a numeróloga falou para eu assinar com Z. O que consequentemente me aproxima da Espanha, fato que me deixa encabulada, pois há muito tempo atrás, numa terra muito distante, passava na TV uma propaganda de um azeite e tocava uma música espanhola ao fundo com uma moça fazendo passos de flamenco, e lembro como se fosse hoje, da sensação “estranha” que eu tinha ao ouvir aquela música, uma coisa meio d’javu (ou djavan para quem preferir MPB) …cem anos depois fiz umas aulas de flamenco, e qdo começou a tocar a música…d’javu de novo…concluindo…acho que tem haver com outras vidas saca?! Se eu for contar mais causos vão me achar louca…isso é só o começo…bjos. (valei-me Deus, é o fim do nosso amor, perdoa por favor, eu sei que o erro aconteceu mais não sei o que fez, tudo mudar de vez, onde foi que eu errei, eu só sei que amei, que amei, que amei, que amei, será talvez, que minha ilusão, foi dar meu coração, com toda força pra essa moça me fazer feliz, e o destino não quis, me ver como raiz, de uma flor de lis, e foi assim que eu vi, nosso amor na poeira, poeira, morto na beleza fria de Maria, e o meu jardim da vida, ressecou, morreu, do pé que brotou Maria, nem Margarida nasceu, e o meu jardim da vida, ressecou, morreu, do pé que brotou Maria, nem Margarida nasceu….- deu vontade de cantar!)
    Aproveitando…seu próximo post pode ser sobre a origem de algumas letras de música…essa do D’javu, ou, Djavan, por exemplo…tem uma puta estória……………..smack!

    • Aiii às vezes eu também tenho essas sensações. Se existir encarnação, acho que vivi todas as minhas outras vidas num passado bem distante, embora não consigo imaginar o lugar.

      Sobre o Djavan, sua dica estah anotadíssima! Gosto muito do trabalho dele. Adoro a musica que você cantou, alias gosto de todas. Ultimamente tenho escutado uma chamada “Farinha”, você a conhece?

      Beijos

  3. Lireane Hackenhaar

    olá

    Gostaria muito d saber de que origem é meu sobrenome, eu sempre pensei que fosse alemão, mas algumas pessoas ja me disserama que não.
    Hackenhaar
    Hartmann

    • Oi Lireane,

      Não sou especialista no assunto, apenas uma curiosa. De qualquer forma dei uma uma pesquisada nos teus sobrenomes. Descobri que Hartmann, com 1 e 2 “n”, aparece em todos estes países: Alemanha, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Africa do Sul, França, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia, México, Uruguai, Espanha, Itália e Brasil.
      As ocorrências mais antigas que se tem referência são da Alemanha (a partir de 1457 ) e Inglaterra (a partir de 1559). O primeiro brasileiro que aparece na lista com esse sobrenome é Mathias José Hartman – com um “n”, nascido em 1866 no Rio Grande do Sul.

      Ja Hackenhaar não é tão comum. O Brasil é o país que apresenta mais “familias-fonte”com esse sobrenome. Fora do nosso país so achei mais 3 pessoas: Bernhard Hackenhaar (1832) Amsterdã – Holanda e duas chamadas Anna Elisabeth Hackenhaar, ambas do ano de 1860, de diferentes locais da Alemanha. No Brasil o dado mais antigo é de Anna Maria Hackenhaar (1864), Santa Cruz do Sul, RS.

      Espero ter ajudado!

      Um abraço,

    • Leo C

      olha que eu saiba o Hackerhaar eh um sobrenome gales ou eh comum no pais de gales, agora o hartmann ne britanico nao normalmente sobrenome terminado com dois “n” eh alemao, suico…..

  4. Leonardo Belens

    Oi verônica sua pesquisa é realmente incrível, jáq vc mesma se julga uma curiosa. Eu queria ter a mesma sorte ou habilidade que você, pois tb sou curiosíssimo aoq diz respeito de sobrenomes. Já venho á algum tempo fazendo beeem aos poucos minha árvore genealógica. Descobriq o sobrenome Ayres começou na verdade na Alemanha, e significa filho do príncipe, só dpois e anos , foi para a Itália e Espanha onde se propagaram. Meu avôera um Ayres. Correa e Oliveira são da classe mais pobre italiana,minha avó, filha de italianos, nascida aki no Brasil se chamava Letícia Correa e Oliveira. Mas oq me intriga mesmo é o Belens,tb desse meu avô, o João Ayres Belens. Já vi indicios de alemanha, em 1778 se ñ me engano, e homenageava a cidade de Berlim, mas tb há o sobrenome alemão Behrens de leitura quase idêntica,q pode ter mudado de grafia com a colonização nos países europeus e sucessivamente para o Brasil. Tb há o inglês: Bell, Bells, e o espanhol e luso Belém, e a mudança por parte do judeus tb..me sinto perdido.. Vc pode me ajudar?
    No Brasil colônia ouve um comerciante cujo nome ñ me lembro, mas era fiel da coroa e seu sobrenome já era Carneiro Belens.. antes dele ñ consigo achar + nenhum dado de Belens no Brasil nem naEuropa só similares.. em 1888 achei uma Belen na Alemanhaq foi para os USA, mas tb + nenhum dado, e morei na Noreuga e conheci uyma mulher chamada: Júlia{lê-se iulia} Cosntanza de + alguma coisa Belens. Seráq Belens é nórdico, pq ela é norueguesa pura, sem misturas raciais… obrigado dsd já, e desculpe o tamanho do post.

    • Oi Leonardo,

      Vejo que vc ta bem adiantado na sua pesquisa, parabéns! Eu dei uma olhada no sobrenome que você estah interessado e encontrei-o com as seguintes grafias: Belen, Belens, Bellens. Achei alguns poucos registros dele na Holanda; Espanha; República Dominicana; França; México; Peru; USA sem o “s” e Inglaterra (o mais antigo é de 1708 e 2 “l”). Na Alemanha o mais antigo registro é de 1690- Ernst Belens – cujo pai nao consta a data de nascimento, so o nome. Em contrapartida achei muitos na Bélgica, o mais antigo é Phellipe Belens (1649), o que nos leva a alevantar a hipotese que ele vem de la.

      Os maioria dos registros brasileiros vêem do Nordeste, sendo que os mais antigos que eu achei com 1 “l” data de 1905 – Julio Aires (com i) Belens/ Salvador) e com 2 “l” data de 1792 – Geraldo Carneiro Bellens/RJ.

      Acho estranho essa senhora que você achou na Noruega. Primeiro porque eles geralmente so usavam um sobrenome, segundo que Belens nao parece nada com os sobrenomes nórdicos. Andei dando uma olhada nos registros dinamarqueses, ja que a Noruega ja fez parte do Reino da Dk e nao achei nem rastro dele. Também conversei com o meu sogro a respeito. Ele se interessa bastante por esse assunto, ja andou fazendo umas pesquisas pelos arquivos noruegueses e também acha que Belens nao é daqui nem da NO. Achei o sobrenome “Cobelens” nos registros DKs em 1900.

      Disponha sempre,

      Um abraço

      • Leonardo Belens

        Verônica estou muuuuuuuuuito grato mesmo!
        Com certeza concordo com vc, oq leva a crer éq Belens é Belga mesmo, jáq vc encontrou registros com essa mesma grafia sem alteração. Mas essa minha colega norueguesa então, certamente tem ascendência alemã ou belga, e nem eu, nem vc e muito menbos ela deve saber, pq realmente a grafia Belens, ñ tem, nem pré-fixo nem sufixo nórdico, e sim + com essa região da Europa onde se encontram Alemanha,Bélgica, Holanda,etc..
        E realmente, os Belens no Brasil são nordestinos sim {sou de SALVADOR-BA},e Júlio Ayres Belens de 1905 é irmão do meu avô…certamente o Ayres dele está com “i” pq nakela época as próprias pessoas se registravam com determinada idade { já adolescentes} e às vzs ñ sabiam como era a grafia correta..
        E vc me lembrou bem..GeraldoCarneiro aparente ser o 1º Belens no Brasil, mas de origem luso-portuguesa, ñ + do norte europeu..isso significaq os Belens se espalharam muito rápido, saindo da Bélgica para os outros países em curto espaço de tempo..
        Muito, muito obrigado mesmo Verônica, enfim vou conseguir akbar com essa dúvidaq paira na família, pois eles teimavam comigo dizendoq é alemão..
        Mas bemq eu devia ter imaginadoq era belga mesmo, pq Holandês e Belga tme o kbeção, e meus tios são bem altos, do kbeção, kkk..

        Obrigado, bjos e fica com Deus!

        {Agora já sei à qual país pedir cidadania européia,, rsrsrs…}

    • Olá Leo,

      Por acaso do destino descobri uma pessoa com o sobrenome Belens na região de Porto (Portugal) no ano de 1825. Na verdade, eu encontrei uma digitalização do Jornal Gazeta de Lisboa onde consta um anúncio do dia 22/09/1825 de um senhor chamado José e Francisco Belens de Lima, informando que um funcionário fugiu pelo fato notório que ali praticou (sabe la DEUS o que foi). Aproveitei o arquivo digitalizado e salvei no meu computador. Descobri então que temos um bisavô com o nome de Francisco Ayres Belens, que certamente é Pai de João Ayres Belens.

      Se souber de mais alguma informação, agradeço.

      Aqui o link da publicação :

      http://books.google.com.br/books?id=nvAvAAAAYAAJ&pg=PA926&lpg=PA926&dq=Francisco+Belens&source=bl&ots=901b940Wmw&sig=hRkdCY5wsigdmPFcwW3xcvivn9k&hl=pt-BR&ei=ekGQS7H8F4eluAe_s-CwAw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=3&ved=0CBAQ6AEwAg

  5. Érica

    Conheço a música “Farinha” do Djavan…ótema!

  6. Ana

    Olá eu tbm sou andrade qual é a origem???tenho algum “rei”ou duque
    e martinho??? obrigada

    • Oi Ana, ja li muitas explicações desse sobrenome, mas a que me parece mais plausivel é esta aqui da Wikipédia:

      “é topônimico e teve origem na
      Galicia. Descende de Fernão Peres de Andrade, descendente de Bermudo Peres de Traba Freire de Andrada, que provinha dos antigos condes de Traba e Trastâmara. Esta família dominava as terras de Ferrol, Pontedeume, Betanços e Vilalba.

      Os Andrades de Portugal provêm de Rui Freire de Andrade (1295-1362), que se mudou para la com seus dois filhos: D. Nuno Rodrigues Freire de Andrade (c. 1300-1372), 6º mestre da Ordem de Cristo, e Vasco Freire.”

      Apresenta a variante gráfica Andrada.

      Um outra versão diz que esse sobrenome foi adotado pelos pelos cristãos novos.

      Ah, não achei nenhum dado substancial nos arquivos, ja que o dado mais antigo cadastrado vem do século XVI.

      • Lu Andrade

        Verônica, olha o que encontrei tb. Só complementando, ok?

        Sobrenome Andrade** Freire
        Ao lado de Telles de Menezes, Furtado de Mendonça, e outros, um dos mais antigos sobrenomes compostos da península ibérica. Sobre a origem desta nobre família escreveu o linhagista Felgueiras Gayo: Os Andrades são muitos antigos e são descendentes de Roma de um dos cinco cavaleiros que daquela Cidade passaram a Espanha na companhia do conde D. Mendo como informa o conde D. Pedro de Barcelos, no ttº 7, do seu Nobiliário. Vieram, combater os Mouros, sendo o citado cavaleiro descendente dos Godos. Tem por solar e Senhorio as Pontes de Hume, e Ferrol, no Reino da Galiza. Na história da Ordem de São Tiago se acha memória de D. Ruy Pires de Andrade, irmão de Bermudo de Andrade Freire, também membro da dita ordem, o qual fez uma doação de herdades que possuía, na Merindade de Noya, Reino de Galiza [Espanha], no ano de 1120. Os dois irmãos passaram a receber a comenda da Barra da mesma Ordem de São Tiago. Em 1294 foi D. Ruy Freire de Andrade, Comendador da Barra e no ano de 1408 foi também Comendador da Barra, Martim Freire de Andrade, filho natural de Nuno Freire de Andrade, todos descendentes de D. Fernão Peres de Andrade, em quem Felgueiras Gayo começa esta genealogia. Foi vassalo de D. Henrique II (fal. 1379), Rei de Castela. Brasil: Para o Rio de Janeiro.

        Heráldica: as mesmas que vão descritas em Andrade.

  7. Marlene OLiveira Carvalho

    Qual a origem do sobrenome Carvalho e Oliveira. Foi pela inquisição mesmo. Explique com detalhes.
    Obrigado.

    José Alves Sant`Ana

    • CARVALHO é um sobrenome toponimico derivado de vila do distrito de Coimbra, aos pés da Serra de Carvalho. Indica que seu portador era natural desta região, assim chamada por haver muitas árvores de carvalho por la.

      O primeiro registro aparece numa doação feita a um mosteiro por Pelagius Carvalis (sec XII) – primeiro a ter esse sobrenome e dono das terras posteriormente administradas por Sebastião José de Carvalho e Mello, o primeiro marquês de Pombal.

      Esse sobrenome tornou-se popular e espalhou-se por toda Península Ibérica. Sua variante espanhola é “Carvallo”. Há também linhas de cristãos-novos e africanos com esse nome.

    • OLIVEIRA é português e de raiz toponímica.
      Vem de Pedro de Oliveira – dono de uma vasta plantação de oliveiras. Seu filho Martim Pires de Oliveira – arcebispo de Braga – instituiu em 1306 o Morgado de Oliveira, em seu irmão Mem Pires de Oliveira.

  8. denise

    oii verônica, gostaria de saber de onde vem meu sobrenome tem carvalho e gouveia ai eu disse pra minha irma que agente podia ter descendencia de portugues ai ela riu da minha cara e a pessoa de cima tbm tem carvalho o no meu pai tbm tem oliveira! beijos espero resposta! brigado!;D

  9. Marlene OLiveira Carvalho

    O que sei é que na época da inquisição, as pessoas que seguiam a religião judaismo, para não serem condenadas foram obrigadas a mudar os sobrenomes para nome de plantas – Oliveira, Carvalho, Lima, etc.

    José Sant`Ana

  10. Juliane

    Qual é o significado do meu sobrenome “Hossoda”?
    O que eu sei que é japonês pois os meus antepassais eram japoneses até os e as meu e minhas avôs e avós são e eram japoneses.
    suhhuahsaushauhs
    quiero resposta rápido.
    Por Favor precisa ser super imper rápido

  11. Geovane Westrup

    Gostaria de saber o significado do meu sobrenome “Westrup”. Eu sei que é dinamarquês.

  12. marcia pilot

    Gostaria de saber a origem do meu sobrenome:PILOT. meu avô nasceu em Palermo-Itália e tinha esse sobrenome. Me disseram que é inglês será??? Por favor responda tb no meu e-mail:pilotmarcia@hotmai.com obrigado

  13. Amanda Andreatta Roffes

    Olá, adorei a pesquisa! Gostaria de saber sobre meus sobrenomes, Andreatta e Roffes! O Andreatta é mais comum, mais o Roffes, acredito que só tenha da minha famiilia. Se puder me ajudar, gostaria de ter mais detalher sobre o Roffes, que não tenho muitas informações, me falaram ele poderia ser alemão, mas não sei.
    Andreatta, eu sei que é italiano :D

    obgd, e adorei o site ;D

  14. André Luiz de Sant'Anna Melo

    Olá Veronica

    Gostei muito dos comentários acima, eu gostaria de sua ajuda para saber a origem do sobrenome do meu bisavo que é Penink…
    Meu pai me disse que era Belga, mas na verdade não sabemos e seria muito útil para nossa família.

    Forte abraço,

    André

  15. Bruna Gatti

    Achei muito interessante o texto.
    O meu nome por exemplo é: Bruna Gatti Fernandes da Silva. O Gatti é italiano e – me disseram – que tem haver com as habilidades do gato, não sei bem, o Fernandes é português e o Silva eu acabei de descobrir.

    Obrigada e adorei o site =]

  16. luana braulia

    olá veronica!!! se voce pudesse me ajudar a descobrir a nacionalidade e origem do meu sobrenome ”braulia”……já tentei pesquisar sobre ele só que não tive sucesso nas minhas pesquisas!!! já me falaram que pode ser alemão,só que não tenho muita certeza..por isso estou pedindo sua ajuda!!!por favor me ajude a descobrir de onde vem esse ”braulia”……

  17. vitor

    Aqui no Brasil é comum mesmo dar nomes aos que são sobrenomes da língua inglesa. Nomes típicos: Edson, Washington, Lincon, Maicon, Anderson, Wellington, Emerson. E nas mulheres: Suelen (de Sue Hellen), Greyce Kelly, Stéfani, etc. Na maioria, são famílias de origem humilde que derem dar nomes “importantes” aos filhos, achando que estrangeirar um nome fica chique! Coisas do Brasil.

  18. Olá Veronica,

    essa sua pesquisa sobre sobrenomes foi um arraso. Caí aqui por acaso e gostei muito.
    Seu blog é muito bonitinho, vou voltar mais vezes.
    Beijos

  19. Victor Marialva

    Eu queria saber a Origem do sobrenome Marialva.

  20. Bom, sou Morais do lado de mãe e Cristofoletti do lado de pai.

    Um cara no Orkut também é Cristofoletti e diz ser “pequeno portador de Cristo”, outro que é genealogista e casado com uma Cristofoletti diz ser “fogo de Cristo” e, eu mesmo descobri que folatta” é multidão e penso poder o sobrenome significar “multidão de Cristo” se o singular “foletto” for corruptela de “folatta”…

    Vocês sabem qual destes é o certo afinal (ou se nenhum destes mesmos)?

    Detalhe: o “Morais” seria com E mas foi erro de cartório e, o “Cristofoletti” seria com H antes do C mas saiu sem pois meu avô assinava sem e registrava os filhos igual (exceção de uma já falecida pois, meu avô estava viajando a serviço na época e deixou o sogro dele registrá-la)…

    Abraços e nos vemos por aí; beleza?

  21. Gilson Jensen

    Olá.
    Meu sobrenome é Jensen e através de pesquisas na internet descobri que surgiu na cidade de Neukirchen quando esta ainda pertencia a Dinamarca porém, hoje ela pertence a Alemanha.
    Jens = João Sen = filho Jensen = “filho de João”
    Jensen é um sobrenome dinamarquês.

  22. rosangela

    olá,meu sobrenome é kitaichuka fiquei sabendo que era polonês,mas fiz algumas pesquisas e vi que sobrenome polonês termina com ki,gostaria de saber certo a origem dele.

  23. marialva

    eu desejo saber o nsignuficado do meu nome

  24. ANA PAULA GOMES DE SOUZA

    quero saber a origem do meu sobrenomes gomes de souza…. desde ja eu agradeço!!!!

  25. Pingback: Os números de 2010 |

  26. mario sussekind

    ola! quero saber qual é a origem verdadeira desse sobrenome sussekind
    obrigado mario

  27. Simony Linning

    Ola… Meu sobrenome Linning queria saber de q origem é….
    Uns dizem alemão… outros Dinamarques..

    Queria sabeerr

    Por favor me ajude

  28. LARISSA

    Eu gostaria de saber o significado do meu sobrenome que é Misson eu não sei e gostaria muito que vocês me ajudassem a descobrir esse significado. Por favor!!!!
    Espero a resposta de vocês !!!!!!!

  29. Eu gostaria de saber de onde vem meu sobrenome..Tidre…sempre me diseram que era de origem italiano, mas estive pesquisando e da inexistente….

  30. Jay

    Oiie, queria saber se o sobrenome andrade tem origem judaica!!!?

  31. Hermano Tôrres

    Sobre os sobrenomes Caldas e Torres, são de origem portuguesa, mas não faz referencia a um lugar geográfico, nem de características físicas ou de personalidade, e de derivação provavelmente também não, o que seria?

  32. Jessica Bonni

    Oi eu gostaria de saber se você sabe a origem do meu sobrenome BONNI. Pois nunca encontrei nada.

  33. Lu

    Eu sei o sobrenome de um nome Arbage na lingua siria significa cocheiro na siria esse sobrenome e muito comum

  34. Pires de Andrade

    Olá, parabéns pelo seu trabalho.
    Sempre ouvi na família, que meu avô materno era oriundo da Áustria – sobrenome Tozzo e meu avô paterno, português – sobrenome Pires de Andrade.
    Você pode me ajudar?
    Obrigado e um abraço.

  35. João Lenares

    OlÁ gente eu gostaria de saber a origem do meu sobrenome que ninguem sabe me dizer de que origem que é,eu gostAria de contar com a ajuda de vocês. meu sobrenome é ( Lenares).

  36. e o Roffes comentado pela Amanda Roffes ??? tambem sou roffes!! Obrigada!!

  37. Pingback: Commentaries Ruy Freyre Andrada

  38. marina morgan gianecchinni lemos

    queria saber sobre meu sobrenome MORGAN, minha mãe tem,minha avó materna ñ tinha,mas sei que minha bisavó materna tinha, sei de uma suposta decendencia italiana! E mais informações sobre o sobrenome Lemos! obrigada

  39. Valdecy

    O que acontece no meu caso que meu sobrenome é Alves de Oliveira sendo que, meu pai de BH, tinha nariz adunco (parecendo de turco) como o meu e, no sobrenome do pai e mãe da minha mãe não tem o Alves?

  40. Anônima

    Bom dia,meu esposo tem o Sobrenome Stempczynski,que vem da parte da mãe dele.Gostaria de saber de onde se origina!Obrigada

  41. Sergio Reinaldo

    Gostaria de saber a origem do nome Reinaldo.

    Abs,

    Sérgio Reinaldo.

  42. Divanilson ademir da igreja

    Gostaria de saber a origem do sobrenome da igreja

  43. miriam

    Lindo blog, parabens! Gostaria de saber porque minha avo adotou o sobrenome da sogra dela, e nao do marido. Ex.: E. Kotay ou Goday.
    Meu pai G. Wilkie (mesmo nome do pai dele) patronimic
    miwilly@hotmail.co.uk
    aceito sugestoes, grata

  44. thiago

    Da onde e o sobremome belo de portugal

  45. thiago

    Belo eo sobrenome portugues

  46. RAYANA MARIONE PADILHA BUHL

    EU QUERO SABER O QUE SIGNIFICA O SOBRENOME BUHL

  47. Michele

    Boa tarde Verônica, tudo bem? Depois de muito pesquisar a respeito de sobrenomes encontrei seu blog. Parabéns, e ótimo!! Bom, eu tbm tenho uma imensa curiosidade em relação a nomes e sobrenomes. Gostaria de saber, se vc sabe algo em relação aos sobrenomes, Ferreira Lobato (minha bisavó tem 106 anos, tem o sobrenome Ferreira Lobato, filha original de uma Portuguesa) e Anjos Neves. Desde já, grata.
    Michele

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s